segunda-feira, 6 de outubro de 2014



“Perguntou ele: Quantos pães vocês têm? Verifiquem. Quando ficaram sabendo, disseram: Cinco pães e dois peixes. Então Jesus ordenou que fizessem todo o povo assentar-se em grupos na grama verde.” (Marcos 6.38-39)

Uma grande multidão estava com Jesus e seus discípulos e a hora já era avançada. Todos estavam com fome e os discípulos pedem a Jesus que dispense as pessoas para que cada uma procure lugar onde comprar comida. Mas Jesus tem outra ideia: “Deem-lhes vocês algo para comer”. Eles reagem: “Isto exigiria duzentos denários! Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?”(v.37). Um denário correspondia à diária de um trabalhador braçal. Isso nos dá uma ideia da multidão ali reunida. Tudo que eles tinham era cinco pães e dois peixes. Era muito pouco.
Jesus estão assume a situação e manda que todos se assentem. Certamente você sabe o que aconteceu: Jesus agradeceu ao Pa
numa oração simples e breve e então realizou o milagre da multiplicação de pães e peixes. Marcos registra que havia pelo menos cinco mil pessoas e que, após todos comerem, sobraram doze cestos com pedaços de pães e peixes. O que era muito pouco, tornou-se muito mais que o bastante. O que não era bastante tornou-se muito mais que o bastante. Esse é um milagre corriqueiro na vida de quem segue a Cristo e aprende a ceder o comando de sua vida ao Mestre. Não se trata de multiplicar coisas materiais, necessariamente. Mas Cristo multiplica a vida em nós. Temos sempre o bastante ou muito.
Seguir a Cristo nos possibilita experimentar abundâncias diversas em nossa vida: abundância de perdão, de graça, de misericórdia e de vida. Cristo nos leva ao que é mais importante, ao que satisfaz. E a vida se sustenta, não pela quantidade de coisas que temos, mas pela pessoa que nos tornamos. Quando temos muito, mas não temos o que mais importa, somos ainda necessitados. Por outro lado, embora tenhamos pouco, se temos o que mais importa, nos sentimos ricos e supridos. Seguindo a Cristo nossa vida seja sempre satisfatória, encontraremos sempre o bastante e o necessário. E se em algum momento, o que estiver em nossas mãos não for bastante, Ele fará um milagre. Por isso, não se preocupe se tem muito ou pouco. Preocupe-se em colocar à disposição de Cristo o que tem.

Nenhum comentário: