sábado, 20 de setembro de 2014

### - Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. (2Pe 2.1b). - ###

A questão dos falsos profetas é muito séria. Pedro não está inventando nem exagerando. Não está sendo crítico demais nem conservador demais. Ele está no seu direito. Ele lida com essa situação há muito tempo e o tempo que lhe resta está terminando.
O problema vem desde o Antigo Testamento. Uma das lamentações de Jeremias era sobre as visões falsas e enganosas dos profetas de sua época (mais de quinhentos anos antes de Cristo). Antes dele, o profeta Ezequiel esbravejava não só contra os falsos profetas, mas também contra as falsas profetizas. A elas, o profeta anuncia: “Com as mentiras que pregam, vocês desanimam as pessoas direitas… também dizem às pessoas más que não abandonem o mal e assim não deixam que elas se salvem” (Ez 13.22).
Pedro não estava sozinho nessa luta. Jesus fez a advertência de que “muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente” (Mt 24.11). No encontro que teve com os presbíteros de Éfeso na cidade de Mileto, Paulo fez a mesma previsão: “Eu sei que, depois que eu for, aparecerão lobos vorazes no meio de vocês e eles não terão pena do rebanho” (At 20.29). Em suas cartas, além de Paulo, João (2Jo 7.11) e Judas (Jd 3-4) tiveram que abordar esse assunto.
O apóstolo explica que esses falsos profetas ensinam doutrinas destruidoras. O que é destruir se não demolir, arruinar, aniquilar (o que está construído)?
Os tais são destruidores da divindade de Jesus, de sua procedência, de sua obra vicária, de sua ressurreição, de seu ofício de colocar todos os poderes do mal sob seus pés, sua volta em poder e muita glória. Feito isso, o que vai restar em Jesus Cristo? Eles tornam um Jesus rico em misericórdia e glória num “Jesus” imprestável. O ponto máximo desse ministério destruidor dos falsos profetas é fazer com que os crentes rejeitem o Mestre, “que os salvou”.

Nenhum comentário: