terça-feira, 16 de setembro de 2014

Nenhuma mensagem profética veio da vontade humana. (2Pe 1.21)
Pedro escreve algo que deveria ser óbvio: “Nenhuma mensagem profética veio da vontade humana” ou “Nunca aconteceu por iniciativa humana” ou “Jamais veio por vontade humana”. O elemento humano está definitivamente descartado. Isso porque só Deus sabe e tem honestidade e autoridade para fazer isso. Então, como a mensagem profética veio a nós?
Pedro explica que os profetas “eram guiados pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus” (2Pe 1.21b). A profecia não nascia na mente humana, de sua imaginação, de sua fantasia, de sua inteligência, de seu raciocínio, de sua lógica, de seu intrometimento nem de sua boa vontade. Os profetas foram movidos, impelidos, conduzidos, impulsionados ou inspirados sempre pelo Espírito Santo. A Nova Bíblia Viva diz que “foi o Espírito Santo que lhes concedeu mensagens verdadeiras da parte de Deus”.
Mais ou menos na mesma época e no mesmo lugar (Roma), Paulo escreve a mesma coisa: “Toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus” (2Tm 3.16). E acrescenta que essa Escritura “é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”. Essas palavras saídas da boca de Deus e registradas por homens conduzidos pelo Espírito servem para que o “servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações” (2Tm 3.17).
Bem antes de se completar o cânon bíblico, o salmista disse: “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho”

Nenhum comentário: