quinta-feira, 4 de setembro de 2014

*** - O mais alto padrão. - ***

quinta-feira

Se vocês as tiverem e fizerem que elas aumentem, serão cada vez mais ativos. (2Pe 1.8b)
Para terem um bom resultado e fazerem diferença, as qualidades apontadas progressivamente na torre de Pedro devem ser localizadas, buscadas, adquiridas, imploradas e vivenciadas. Isso ainda é pouco. Tais qualidades devem ser também alimentadas, trabalhadas, ampliadas, enriquecidas e cultivadas.
Se isso tudo acontecer, a fé, a bondade, o conhecimento, o domínio próprio, a perseverança, a devoção, a amizade cristã e o amor vão vencer os obstáculos colocados pelos inimigos internos (a carne), inimigos externos (a cultura moderna) e inimigos extraterrestres (as chamadas potestades do ar).
O padrão de comportamento é, como deveria ser, muito alto. Mas não é mais alto do que o mais alto padrão jamais dado ao ser humano. Desde os tempos de Moisés, Deus tem dito ao pecador: “Sejam santos, pois eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo” (Lv 19.2). Na nova aliança, esse padrão não foi suspenso. O próprio Pedro, na carta anterior, cita o antigo mandamento e escreve: “Sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo” (1Pe 1.15).
A maravilhosa graça não dispensa a obrigação da santidade. Antes, relaciona o “sejam santos” com a força da gratidão.
– Entre os piedosos, a força da gratidão pesa mais que a força da lei!

Nenhum comentário: